
CENTRO ACADÊMICO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFPA


Engenharia Mecânica
A Engenharia Mecânica está intimamente associada à concepção, projeto, fabricação de máquinas e equipamentos e a manutenção das mesmas, bem como à produção e utilização da energia em suas diversas formas. É esta especialidade de engenharia que materializa da melhor forma a ligação entre o homem e o engenho.
A associação da Engenharia Mecânica com as ciências ocorre predominantemente através da física clássica e, quanto mais envolvido o engenheiro estiver com a atividade de criação tecnológica, maior deve ser o seu envolvimento com a ciência. A pesquisa, o desenvolvimento, o projeto, a fabricação, a produção, a operação e o gerenciamento são diferentes atividades possíveis de serem exercidas por um Engenheiro Mecânico e o correspondente envolvimento com a ciência.
No dia 07 de abril de 1931, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, era comemorado o primeiro centenário da abdicação do Imperador D. Pedro I. Naquele dia foram lançados os fundamentos da criação de uma Escola de Engenharia em Belém. No dia 10 de abril de 1931, estava criada a Escola de Engenharia do Pará. Finalmente, no dia 02 de julho de 1957, foi promulgada a Lei Federal no 3.191 que, entre seus dispositivos, enquadrou a Escola de Engenharia do Pará como unidade da Universidade Federal do Pará.
O Curso de Engenharia Mecânica - CEM do Centro Tecnológico - CT da Universidade Federal do Pará - UFPA foi implantado em 1963 e o currículo nesta primeira fase (1963-1970) foi o regime seriado anual, dividido em cinco (5) anos letivos. De 1971 a 1992 o currículo foi estruturado em regime de créditos sofrendo três reformas (1971-1975); (1976-1990) e (1991-1992), com matrícula por disciplinas semestrais (dez semestres letivos). Em 1993 foi implantado o regime seriado semestral e em 2002 foi implantado o regime seriado semestral por blocos de disciplinas. As reformas acima mencionadas foram efetuadas na forma da Resolução 48/76 do antigo Conselho Federal de Educação - CFE.
Embora tenha iniciado efetivamente em 1963, seu Parecer de criação data de 22 de março de 1965, tendo sido publicado no Diário Oficial da União em 11 de abril de 1965. O Curso de Engenharia Mecânica foi Reconhecido pela Portaria no 723/86 – CFE de 16 de setembro de 1986. O número de vagas em Belém é de 80 vagas anuais em dois turnos, manhã (40 vagas) e vespertino (a partir das 16:50 horas)-noturno (40 vagas e o regime de matrícula é o seriado semestral.
Está se propondo 30 vagas para o Núcleo de Tucuruí (primeiro semestre de 2007), turno vespertino, regime de matrícula seriado semestral. A integralização proposta para o curso (Belém e Núcleo de Tucuruí) é o mínimo de 9,5 semestres letivos e máximo de 15 semestres letivos. Em relação à oferta do curso para o Núcleo de Tucuruí, será regular, na forma modular e será ministrado pelo quadro docente de Belém, os quais serão alocados de acordo com a previsão da Faculdade de Engenharia Mecânica, a fim de não causar prejuízos na oferta de atividades em Belém.
Diretor: Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes
E-mail: teofilo@ufpa.br
Vice-Diretor: Prof. Msc. Fábio Antônio do Nascimento Setúbol.
E-mail: fabioans@ufpa.br
Secretária: Syglea Rejane dos Santos Vieira